Saúde reforça a importância de manter o uso da máscara e o esquema vacinal atualizado
Devido ao aumento de casos de COVID positivos e da circulação da variante Ômicron, um novo sinal de alerta se acendeu e o uso obrigatório de máscara nos espaços fechados que até então estava mais maleável, nos últimos dias voltou a ser parte da rotina das pessoas em todo o mundo.
E Frutal não é diferente. Mesmo que não haja um protocolo oficial neste sentido, as autoridades de saúde destacam a importância de manter o uso da máscara e o esquema vacinal atualizado. Esta semana, o Ministério da Saúde emitiu um alerta informando que 21 unidades da federação registraram aumento no número de casos da doença. “Em Minas, a taxa de positividade de testes de Covid saltou de 3% para 15%”.
No município, desde o último dia 16 de novembro, a Secretaria de Saúde já orientou para que todos os servidores da própria secretaria, das unidades de saúde, laboratório, farmácia, serviços como CEAE, CEO, CAPS, Saúde da Mulher, hospital e outros façam o uso obrigatório das máscaras corretamente cobrindo o nariz e a boca durante o expediente.
Conforme explica a coordenadora da Vigilância em Saúde, a enfermeira Graziela Calixto, aos poucos, os pacientes também estão sendo orientados para o retorno do uso da máscara, no entanto, os que resistirem à utilização “não deverão ser impedidos de receberem o atendimento necessário, apesar da população frutalense já estar nos ajudando nesse sentido”, observa.
A preocupação aumenta ainda mais diante da baixa cobertura vacinal em todo o país assim como em Frutal. Até agora, somente 61% da população acima de 12 anos tomou a 3ª dose de vacina. Dura realidade que também atinge o público infantil, já que somente 39% tomaram a 2ª dose contra a Covid. “Com apenas uma dose, não conseguimos garantir que o sistema imunológico da criança esteja 100% protegido contra a doença. A população, os pais devem atualizar o cartão de vacina para que nossa cidade não tenha que enfrentar novamente um cenário tão devastador quanto foi dezembro de 2021 e janeiro de 2022”, alerta a enfermeira.
Para se vacinar contra a Covid, basta o morador comparecer na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, de segunda a quinta, das 8h às 16h ou na sexta-feira, das 8h às 12, munido com o CPF e os cartões de vacina e do SUS.