Itapagipe recebe Selo Sebrae de Referência em Atendimento das Salas Mineiras do Empreendedor

A Sala Mineira do Empreendedor (SME) de Itapagipe, na região Triângulo, recebeu o Selo Prata durante a entrega do Selo Sebrae de Referência em Atendimento, em cerimôniarealizada nesta quarta-feira (7/12), no Minascentro, em Belo Horizonte. A premiação ocorreu durante o 3º Encontro da Rede de Atendimento Aqui tem Sebrae, como um reconhecimento à excelência nos serviços de orientação e capacitação gerencial prestados por 53 SME no estado.

A analista do Sebrae Minas Joana Rafaela Corrêa, avalia que o Selo consolida o trabalho que é fruto da parceria entre Sebrae Minas, Junta Comercial do estado de Minas Gerais (JUCEMG) e Prefeitura. “É uma valorização muito importante, visto que, nesse ano, conseguimos intensificar as ações junto às pessoas que sonham empreender”, ressalta.

Para o secretário municipal de Fazenda de Itapagipe, Vaine Alves Rodrigues, responsável pela SME, o prêmio demonstra a importância de estreitar o relacionamento com instituições que valorizam o empreendedorismo, como o Sebrae Minas. ”Logo no início dessa gestão, assinamos o Termo de Cooperação de Cidade Empreendedora, e investimos em ações como a capacitação de empresários. São iniciativas que contribuíram para recebermos o Selo”, finalizou.

Reconhecimento em todo o estado

As SME de Buenópolis e Jaíba, no Norte de Minas, e Malacacheta e Serra dos Aimorés, no Vale do Jequitinhonha, receberam o Selo Ouro. Elas disputarão o Selo Diamante na etapa nacional do prêmio, no dia 12 de dezembro. Além delas, 27 SME receberam o Selo Prata e 22 o Selo Bronze.

A primeira edição do prêmio Selo Sebrae de Referência em Atendimento recebeu a inscrição de 256 SME, cerca de 70% das salas em funcionamento no estado. Entre as inscritas, 237 foram habilitadas a concorrer.

A premiação é a chancela do Sebrae ao trabalho das instituições parceiras da Rede de Atendimento Aqui Tem Sebrae, que já reúne mais de 500 unidades em Minas Gerais, sendo cerca de 10% agências próprias do Sebrae. “Nesta primeira edição, o Selo certifica apenas as SME parceiras da Rede, que atuam com qualidade no relacionamento com os clientes. As SME que receberam o Selo se distinguem como local de apoio e atendimento efetivo para resolução de problemas e desenvolvimento dos pequenos negócios”, destaca o diretor de Operações do Sebrae Minas, Marden Magalhães.

Critérios de seleção

O Selo Sebrae de Referência em Atendimento é concedido às SME que se destacam na qualidade dos serviços prestados aos clientes. A avaliação é feita com base em sete critérios: Qualidade do Atendimento (técnica do cliente oculto), Gestão (planejamento de ações e capacitação da equipe), Ambiente de Negócios (atuação da SME para promover negócios locais), Oferta de soluções (produtos e serviços adequados às necessidades dos empreendedores), Infraestrutura, Presença Digital e Capilaridade.

Rede de Atendimento Aqui tem Sebrae

Lançada em 2020, a Rede de Atendimento Aqui Tem Sebrae reúne instituições parceiras que são capacitadas para oferecer, aos seus clientes e associados, as soluções do Sebrae de capacitação e orientação empresarial. O objetivo é ampliar o acesso dos empreendedores do estado às informações e serviços oferecidos pela instituição para impulsionar os pequenos negócios.

Por meio da Rede, o Sebrae Minas aumentou em seis vezes o número de unidades de atendimento no estado, saindo de 57 agências próprias, em 2019, para 346 pontos de atendimento em 2021 e mais de 500 em 2022.

SME premiadas

Selo Ouro: Malacacheta, Serra dos Aimorés, Jaíba e Buenópolis.

Selo Prata: Araçuaí, Belo Horizonte., Bonfinópolis de Minas, Buritizeiro, Campanha, Couto de Magalhães de Minas, Crisólita, Datas, Ervália, Espinosa, Gameleiras, Guaraciama, Guaranésia, Itapagipe, Jeceaba, Monte Azul, Novo Cruzeiro, Ouro Verde de Minas, Pai Pedro, Piranga, Porteirinha, Senador Modestino Gonçalves, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Turmalina, Uberaba, Verdelândia.

Selo Bronze: Buritis, Cataguases, Catuti, Corinto, Diamantina, Divinópolis, Itaipé, Janaúba, Joaquim Felício, Josenópolis, Mamonas, Mariana, Novo Oriente de Minas, Pavão, São Geraldo, São Gotardo, Serra do Salitre, Serranópolis de Minas, Setubinha, Taiobeiras, Ubaí e Urucuia.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação