Saúde Regional de Uberaba redefine fluxo de soro antirrábico na região

Por Secom da Saúde de Uberaba e Frutal:

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba reuniu no dia 14 de dezembro profissionais de referência no protocolo de tratamento antirrábico dos municípios de Uberaba, Araxá e Frutal/Iturama, para alinhar novo fluxo de acesso ao soro antirrábico, durante período de escassez, no país.

De acordo com o Ministério da Saúde, o único laboratório que produz o insumo atualmente, o Instituto Butantan, interrompeu sua distribuição devido a uma intercorrência na produção, em novembro de 2022, que inviabiliza o seu fornecimento por tempo indeterminado. Uma Nota neste sentido foi publicada na semana passada nas redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde.

De Frutal, estiveram na reunião a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ana Catarina Clemente, a coordenadora do setor de imunização do município, Carolina Camargos Corrêa e a coordenadora da Unidade de Saúde do centro, Erica Garcia Souza.

Diante do novo cenário nacional, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais reorganizou o estoque disponível de soro no estado em alguns polos regionais de distribuição, enquanto a SRS Uberaba redefiniu, junto aos profissionais, os processos de trabalho envolvidos no protocolo antirrábico da região, de forma a se adequar à nova realidade. A partir de agora, quando houver indicação do uso de soro, será necessário o remanejamento direto dos polos regionais para o paciente, não sendo possível a manutenção de estoques nos municípios polos de soro (Uberaba, Araxá, Frutal e Iturama), assim como na rede de frio da SRS Uberaba, enquanto durar o período de risco iminente de desabastecimento.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Regional, Denise Maciel, já foram realizadas duas reuniões com os municípios da região para estabelecer os atores responsáveis por esse fluxo, assim como a vigilância e análise das notificações imediatamente após o acidente, para assegurar agilidade ao processo de comunicação, localização e retirada do imunobiológico em outras regiões do estado.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação