Núcleo de Práticas Jurídicas ganha sede própria em atuação do judiciário, MP e Unidade Frutal

Em uma ação conjunta, a Unidade Acadêmica de Frutal da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) conseguiu uma sede própria para as atividades do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do curso de Direito. Na quinta-feira (16/3), o reitor em exercício, professor Thiago Torres Costa Pereira, visitou o local acompanhado da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Vanesca Korasaki, do diretor, professor Leandro Pinheiro, da vice-diretora, professora Karol Natasha, além de docentes e servidores da Unidade. 

A nova sede será submetida a reformas e adequações para abrigar o espaço de prática jurídica e atendimento à comunidade frutalense. A aquisição da casa foi possível graças à articulação da direção local com a promotora Daniela Campos de Abreu Serra, do Ministério Público Estadual, e do juiz de direito, Irany Laraia Neto, que aplicaram os recursos recuperados pela operação Aequalis. 

Segundo o reitor em exercício, é gratificante ver a comunidade acadêmica conquistando uma oportunidade de vivenciar a prática jurídica em um espaço adequado e de qualidade, graças ao comprometimento do Judiciário, do Ministério Público Estadual e da coordenadora, professora Rúbia Spirandelli. 

Núcleo de Práticas Jurídicas da UEMG Frutal tem como objetivo proporcionar aos alunos do curso de Direito a oportunidade de vivenciar a prática jurídica por meio de atividades de estágio supervisionado, atendimento jurídico gratuito à população e outras atividades de extensão. Atualmente, o NPJ funciona em um espaço compartilhado com o Procon, cedido pela prefeitura na Rua Osvaldo Cruz, 284, em Frutal. 

O NPJ é regulamentado pelo Conselho Universitário da UEMG, que definiu as finalidades dos Núcleos de Práticas Jurídicas e regulamentou as atividades de extensão realizadas sob a forma de prestação de serviço à comunidade pelos Núcleos de Assistência Jurídica Gratuita. A nova sede do NPJ será na Rua Silvio Romero, 545, Centro, próximo ao Fórum da Comarca. 

Outras agendas em Frutal 

O reitor em exercício da UEMG, professor Thiago, também se reuniu com representantes estudantis, integrantes do Diretório Central dos Estudantes, Diretório Acadêmico e Atlética, que apresentaram suas demandas para fortalecer a política de assistência e permanência estudantil.  

Em outra reunião, servidoras do setor administrativo apresentaram um levantamento elaborado pela Unidade com informações sobre equipamentos de laboratórios que necessitam de manutenção para serem instalados e utilizados nas atividades de pesquisa e ensino

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação