Conferência da Saúde elege propostas que serão debatidas e defendidas em nível regional
Por Assessoria de Comunicação da SMS
Das 7h às 17h de quarta-feira, dia 29 de março, o município realizou na se do Rotary Clube de Frutal (Centro), a X Conferência Municipal de Saúde, que contou com a participação dos trabalhadores da saúde, Poder Público, entidades de classe e a comunidade em geral.
No período da manhã, houve a abertura oficial por parte do Conselho Municipal, falas de representantes da Saúde, leitura do Regimento Interno, palestras com o Promotor de Justiça e Curador da Saúde na Comarca, Roberto Carlos Alves de Oliveira Junior que falou sobre “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, e com o psicólogo do serviço municipal Rafael Silvério Borges que abordou os eixos temáticos da Conferência.
Na parte da tarde, aconteceu a formação dos grupos para a elaboração de propostas que foram apresentadas por cada eixo, defendidas e votadas. No final, Frutal definiu 15 propostas que serão levadas à Conferência Regional da Saúde com data e local ainda a serem definidos, voltadas para uma saúde com mais qualificação, capacitação, recursos e estrutura de atendimento. Além disso, também foram escolhidos os delegados e suplentes que irão representar a saúde municipal na etapa da Conferência Estadual.
“A Conferência é um momento democrático garantido pela Constituição em que há a participação da comunidade nas decisões das políticas públicas de saúde. Ela acontece a cada quatro anos para nortear as necessidades do setor, sendo a população o maior representante de participação que consegue evidenciar e fazer com que as propostas virem política de saúde”, disse a titular da pasta, Patrícia Xavier.
Para o Promotor de Justiça, Roberto Carlos de Oliveira Junior, a Conferência é um espaço que revela a sua importância por si só e que o engrandece enquanto autoridade, cidadão e usuário do SUS. “Que o município realize de forma efetiva esse tipo de evento para que todos demonstrem e lutem por uma Frutal melhor, uma saúde pública melhor”, destacou.
Já o psicólogo Rafael Silvério acredita que o SUS precisa ser sempre defendido, por isso, fez questão de abordar em sua palestra o tema “O Brasil que temos, o Brasil que queremos, o papel do controle social para salvar vidas, garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia, amanhã vai ser outro dia”.