Noticias

Uberlândia terá 1ª balança de pesagem de caminhões sem necessidade de reduzir velocidade do Brasil; entenda

Uma balança de pesagem de veículos de carga que faz a medição sem precisar que os motoristas parem ou desacelerem foi instalada no km 640 da BR-365, em Uberlândia. O equipamento, o primeiro com a tecnologia no Brasil, será inaugurado na quarta-feira (16).

Conforme a concessionária Ecovias do Cerrado e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em um primeiro momento, a balança entrará em operação em caráter experimental.

Será o primeiro dispositivo do país que dispensa a construção de um Posto de Pesagem Veicular (PPV), com balanças e pátios às margens da via, para fazer a fiscalização.

om a mudança, os motoristas não precisam mais fazer desvios no trajeto, evitando paradas e possíveis atrasos na viagem. Entenda como funciona o novo sistema de pesagem na velocidade da via:

Pórtico e sensores são instalados na rodovia;

Veículo passa sobre sensores, sem necessidade de reduzir velocidade;

Câmeras em pórtico escaneiam e identificam o tipo do veículo;

Mensagem em painel comunica resultado da pesagem.

“O modelo de pesagem comum, que utiliza os PPVs, tem capacidade operacional reduzida porque depende, entre outras coisas, de uma triagem de veículos. Além disso, a fiscalização é feita em baixa velocidade, usando até duas balanças para detectar a sobrecarga. A tecnologia que estamos implementando, por sua vez, faz todo o processo de pesagem de forma instantânea, bastando ao motorista passar sobre os sensores instalados sobre o pavimento, sem precisar reduzir a velocidade”, explica o diretor superintendente da Ecovias do Cerrado, Matheus Fernandes.

Entre outras vantagens do novo sistema estão a maior eficiência na fiscalização, a diminuição do desgaste nas rodovias e o aumento na segurança dos motoristas.

Ainda segundo a concessionária, será implantada, ainda em setembro, outra balança desse modelo no km 107 da BR-364, em Cachoeira Alta (GO). Outras duas também estão previstas até o final de 2024.

Fonte: G1

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação