Cemig alerta sobre a segurança com a rede elétrica no pré-Carnaval
A Cemig, antecipando-se ao Carnaval, emite dicas de segurança para evitar acidentes elétricos durante as festividades. Francis Nascimento, engenheiro de Segurança do Trabalho da empresa, enfatiza a importância de manter distância da rede elétrica, alertando sobre os perigos de materiais metálicos, decorações, e alegorias carnavalescas próximas a ela. Recomenda-se uma distância mínima de 1,5 metro da rede.
Fios no chão representam riscos significativos, e a população deve evitar contato, alertando outras pessoas e acionando os serviços de emergência (Bombeiros – 193, PM – 190) em caso de perigo.
Práticas como levantar fios para passagem de trios elétricos são ilegais e perigosas. Nascimento destaca que as redes de telecomunicação, localizadas abaixo da rede elétrica, não devem ser manipuladas, evitando riscos de curto-circuito e choques elétricos.
Nos ambientes domésticos, os cuidados devem ser mantidos, evitando ligar aparelhos elétricos próximos a duchas ou piscinas e cuidando para não criar ‘gambiarras’ elétricas.
Em Minas Gerais, a Lei 20.374 proíbe serpentinas metálicas, que podem causar curtos-circuitos ao contato com a rede elétrica. Nascimento alerta sobre o perigo desses itens e de objetos como sprays de espuma, que são condutores de eletricidade.
Em caso de acidentes de carro envolvendo a rede elétrica, a orientação é permanecer no veículo até a chegada da Cemig e do Corpo de Bombeiros, evitando riscos de choque elétrico. Se possível, afastar-se do cabo partido e acionar a Cemig pelo 116.