Noticias

Farmácia especializada da Prefeitura já forneceu mais de 1.404 medicamentos de alto custo e elaborou mais de 155 processos

Por Assessoria de Comunicação da SMS

Desde que foi inaugurado em julho deste ano pela Prefeitura e pela Secretaria Municipal de Saúde, o novo espaço amplo e confortável da Farmácia do Componente Especializado – Farmácia Rede de Minas está funcionando a todo vapor para atender os pacientes que necessitam de medicamentos de alto custo e sofrem de doenças raras, de baixa prevalência ou de uso crônico contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) e definidas pelo Ministério da Saúde.

Segundo informa a farmacêutica Responsável Técnica, Cristhiane de Paula Freitas, desde a inauguração, a farmácia especializada já entregou mais de 1.404 medicamentos de alto custo e enviou ao Estado para análise documental mais de 155 processos entre novos e reavaliações.

“Por meio da Farmácia, o acesso do paciente à medicação é mais fácil porque os medicamentos de alto custo e de uso contínuo podem ser obtidos mais próximos da residência do paciente, reduzindo a necessidade de deslocamentos longos para retirá-los em outras cidades ou na capital, sem falar na agilidade no atendimento permitindo que os processos de solicitação, análise e entrega dos medicamentos sejam mais rápidos, diminuindo o tempo de espera para o início ou continuidade do tratamento”, destaca.

Outra vantagem, segundo Cristhiane, é que o município passou a ter uma visão mais próxima das necessidades da população, resolvendo as questões específicas de maneira mais rápida e eficaz, além de ajustar a oferta dos medicamentos conforme a demanda local. “A descentralização facilita o acompanhamento do uso dos medicamentos e o monitoramento dos pacientes, possibilitando uma maior proximidade entre o serviço de saúde e o usuário”, destaca.

Para ter acesso, o paciente precisa apenas informar o nome do medicamento de que necessita, a dose e o porquê do uso da medicação. “Neste primeiro contato, ele não precisa trazer documentação, precisa passar somente estas informações básicas, a partir daí, a Farmácia fornece a ele os formulários necessários a serem preenchidos pelo médico que o acompanha”, explica.

Quando se fala em medicamento de alto custo, a farmacêutica faz uma importante observação, uma das principais dúvidas da maioria dos pacientes: “não são todos e quaisquer medicamentos de alto custo que a Farmácia irá fornecer e sim, somente os que estão na lista do Governo de Minas. “O paciente pode conferir a lista acessando o link: https://www.saude.mg.gov.br/obtermedicamentosceaf .

Ao poder contar com o serviço mais próximo, o paciente pode ainda criar um vínculo mais estreito com os profissionais de saúde locais, melhorando assim a adesão ao tratamento e a qualidade do atendimento. A gestão municipal pode ter mais flexibilidade para adequar os processos de distribuição e estoque de acordo com as necessidades locais, evitando desperdícios e escassez de medicamentos.

“Em resumo, a descentralização do CEAF para o município melhora significativamente a acessibilidade, a eficiência e a qualidade do atendimento aos pacientes que necessitam de medicamentos especializados”, finaliza Cristhiane.

O prédio da Farmácia Especializada localizado na Rua Avelino Furtado de Mendonça, nº 1.455, bairro Jardim das Laranjeiras, funciona ao lado da Farmácia Municipal, de segunda a quinta, das 7h às 11h para a montagem de novos processos e de segunda a sexta-feira, no mesmo horário, para a distribuição do medicamento ao paciente.
Mais informações sobre o serviço prestado pela Farmácia do Componente Especializado de Frutal podem ser obtidas pelo telefone: (34) 3421-7112.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação