Governo de Minas vai disponibilizar linha de crédito para cidades atingidas pelas chuvas realocarem famílias em situação de risco
O Governo de Minas apresentou, nesta quarta-feira (15/1), em Belo Horizonte, novas ações emergenciais preparadas para atuação durante o período chuvoso em todo o estado. Entre as medidas de efeito imediato está a criação, determinada pelo governador Romeu Zema, de duas linhas de crédito via Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
As linhas serão disponibilizadas para:
- financiamento de micro e pequenos empresários prejudicados. Serão R$ 50 milhões com taxa de 0,9% ao mês.
- municípios construírem habitações populares para realocação de famílias em áreas de risco.
Vale lembrar que o banco, vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), já oferece crédito para municípios que decretaram estado de emergência ou calamidade pública, por meio do BDMG Solidário.
São recursos acessíveis e rápidos para retomada da atividade econômica, para utilização em pavimentação, reformas em prédios públicos municipais, drenagem urbana, entre outras demandas.
Pensando na infraestrutura, o Governo de Minas também vai fornecer vigas, bueiros e mata-burros para os municípios que se enquadrarem nos critérios emergenciais reconhecidos pela Defesa Civil.
A distribuição será feita de forma prioritária e simplificada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra). O passo a passo para o requerimento está disponível neste link.